domingo, 27 de abril de 2008

RÁDIO NA ESCOLA GONZAGUINHA

Diretores da escola gonzaguinha formam uma rádio na escola, com objetivo de informar os alunos sobre acontecimentos da escola e da comunidade.
Os alunos da escola gonzaguinha que participam do 2° curso correspondentes da cidadania irão sintonizar a rádio com os diretores da escola.
Quando a rádio estiver bem sintonizada todos alunos da escola poderão passar informações na rádio.
E assim todos alunos ficarem bem informados sobre acontecimentos.

De: Emilly

sábado, 26 de abril de 2008

Curso no Telecentro

Estarão abertas as inscriçães para o Curso básico de informática no Telecentro a partir do dia 05 de Maio, na Rua da Mina nº 38.
Lembrando que a idade é a partir dos 10 anos, e que são 12 vagas para cada período.
Os mais interessados, levar o número do cadastro e Rg no dia da inscrição.
Início do curso dia 12 e término dia 23 de Maio, período da manhã das 10:00 ás 12:00 horas e tarde das 14:00 ás 16:00 horas.
Mais informações, ligue: 2272 - 0140 ou 2272 - 0148.


Por Gleice Elenn.

Desaparecimento de Dona Isabel da Silva

A Dona Isabel da Silva desapareceu ao ir para a igreja,
Deus é Amor, perto do SUS(postinho da estrada das lagrímas),a última vez vista foi na Rua:Florestal.
Desapareceu no dia 17/04/08, tem 69 anos, é morena,estatura média usava um lenço na cabeça,e está com problema no pé e por esse motivo manca,gosta muito de conversar.

Se você ver Dona Isabel ligue na rádio Heliópolis 2273-1844 ou em sua filha Márcia 6915-8881 ou 9344-0937.

Obrigada

por:Yeda e Suellen

Instituto Baccarelli

Venha participar do Instituto Baccarelli. Ele oferece cursos de música, teatro, balet e coral.
Informações:
ESTRADA DAS LAGRIMAS, 475
SACOMÃ



TEATRO VOCACIONAL FORMA CIDADÃOS COM A ARTE

O projeto "Teatro Vocacional"ligado à Secretaria Municipal da cultura, já está funcionanado em Heliópolis.
O objetivo de acordo com os responsáveis é ajudar os jovens a conhecer a arte, a ética e a cidadania por meio de teatro e darlhes possibilidades de encontrar dons ocultos ou aprimorar os já existentes.
Segundo o coordenador preocupação principal não é formar atores, mas levar os jovens a estudar, participar e conhecer o teatro em geral, sabendo o que fazem os atores diretores, dramaturgos, cenografos e iluminadores.
O projeto atende interresados em fazer cursos e também da orientações a grupos de teatro já existentes.
Se você está interresado ligue para: 6945-2555
Incrições abertas.
Os cursos funcionam as quintas- feira a tarde e a noite

As orientações a grupos são dadas aos domingos, das 10 horas da manhã até ás 13 horas da tarde.
O local dos cursos e das orientações é o CÈU MENINOS
Endereço: Rua Barbinos, Nº111
VENHA E PARTICIPE!!!

TEATRO VOCACIONAL FORMA CIDADÃOS COM A ARTE

sábado, 19 de abril de 2008

Fórum de moradia

Eu Yeda fui na rádio Heliópolis no dia 14 de abril entrevistar a Camila mel sobre o fórum de moradia.

Ela trabalha na área da coodernação do movimento dos sem teto, há um ano e dois meses.

O projeto é desenvolvido com reuniões todos os últimos sábados de cada mês, período de duas horas, na rua coronel Silva castro n° 58 ás 15:00h.

Se reúnem cerca de 150 pessoas, mais sempre chega uma ou duas pessoas a mais diz Mel.

Alguns assuntos tratados nas reuniões são sobre Cidadania, direitos sociais, políticas públicas, epidemias(dengue, ratos), concientização de que a moradia é um direito do cidadão , que é ter direito a acesso a educação, saúde e lazer. Para que as pessoas possam ter melhor qualidade de vida. Outro assunto tratado é o meio Ambiente. Fazem-se planejamentos, falam-se sobre a legalização da terra aqui no bairro e sobre a urbanização.

Esse projeto tem divulgação na rádio heliópolis e no jornal da Unas. E está aberto para as pessoas que pagam aluguel, moram de favor.

Quem estiver interessado levar CPF, RG e telefone para contato, ai elas irão ganhar uma carteirinha que a cada encontro receberá uma pontuação que quem tiver maior pontuação receberá o apartamento primeiro.

Está previsto 3.500 apartamentos sendo 10% desses destinados aos sem teto.

A próxima reunião será realizada no dia 26 de abril ás 15:00h na rua: Coronel Silva Castro n° 58.

Os encontros são realizados as vezes em outras sedes ou manifestação e atos públicos ou então com outros movimentos (Da mulher, dos negros, dos homossexuais).

Esse projeto não tem fins lucrativos é um trabalho voluntário e comunitário.


Por:Yeda
O curso Correspondentes da Cidadania é provido pela OBORÉ e outros

entre no site para saber mais:

Rádio comunitária é legalizada!!!!

A Rádio Comunitária de Heliópolis conquistou definitivamente o seu lugar no dial, o 87.5 FM. A publicação no Diário Oficial da União da autorização oficial e definitiva no dia 13 de março de 2008 põe fim a uma luta de 16 anos dos moradores da comunidade pelo direito à comunicação.

A rádio é um símbolo da luta pela democratização da comunicação e foi escolhida como local para o lançamento do programa de Pontos de Cultura do Ministério da Cultura.Histórico da luta pela legalização da Rádio Heliópolis 08 de maio de 1992, nasce a primeira versão de "Rádio Popular de Heliópolis", funcionando com cornetas instaladas em dois pontos da favela. 27 de agosto de 1997, as velhas cornetas foram aposentadas e com o apoio de um grupo de pessoas do exterior foi montada uma rádio comunitária na FM 102.3. Em 1999, a freqüência passa a ser 98,3FM, devido à interferência do sistema nas emissoras comerciais. A lei nº 9.612 diz claramente que as grandes rádios comerciais podem interferir nas rádios comunitárias, e nunca o inverso.

Em 2002, mais uma interferência, obrigando uma nova mudança de freqüência para 97,9FM. Em 2003, a luta pelo direito a comunicação pela verdade e a paz, promovida pela Radio Heliópolis foi reconhecida através do prêmio: Ação Social pela promoção da Cidadania da APCA-Associacão Paulista dos Críticos de Arte de São Paulo.
Em 2004, a Anatel decretou o fechamento da Rádio Heliópolis, fato que gerou grande mobilização e culminou com o compromisso do governo federal de dar encaminhamento para transformar a rádio em uma rádio educativa.

Em 2006, novamente a Anatel fechou a rádio. Mas desta vez, a proibição durou pouco. E a mobilização da comunidade ganho mais uma batalha: em 27 de outubro de 2006 foi publicação em Diário Oficial uma permissão provisória de funcionamento.
Em 2007, foi aberta licitação pelo governo e 288 rádios mandaram para o Ministério das Comunicações um pedido de licença definitiva pra funcionamento como rádio comunitária. Dentre elas, a Rádio Heliópolis.

com informações da site:www.unas.org.br

Apresentado por:Mayara Ferreira

Prevenção contra á dengue

A dengue continua atacando. E ela esta mais perto do que você pensa . Na comunidade de Heliópolis um garoto da escola Manuela Lacerda Vergueiro pegou a doença, ficou internado por uma semana, felizmente tudo ocorreu bem e já teve alta.

Devemos nos previnir deste mosquito que esta cada vez mais infectando pessoas não só da nossa comunidade mais no mundo. O melhor metodo para combater a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito se reproduz em ambientes umidos, em água parada seja limpa ou suja. Você deve preencher vasos de plantas com areias , latas e baldes devem ser guardados com a boca para baixo.

Para mais informações acesse o site www.prefeitura.sp.gov.br. Ou ligue para: 61630622
Ramal: 231 ou 253 na coordenadoria regional de saúde sudeste.

Por Kaique Barboza

10º Caminhada pela Paz

A caminhada acontecerá
no dia 06/06/08 (a comfirmar)


será realizada no CEU meninos Rua Barbinos, 111 - São João
Climaco p/ mais informações fone:6945-2507.


MÚSICAS ESCOLHIDAS:
Girassol
Rap da felicidade
Um rap o processo de composição da autoria de Rafael representante da comunidade.



O TEMA ESCOLHIDO FOI:

Heliópolis Comunidade educadora a caminho da paZ.


notícia:Suellen Farias.



Telecentro

Existe um Telecentro aqui em Heliópolis que funciona das 09:00 ás 17:00 horas, na Rua da Mina nº 38. O Telecentro é um espaço com vinte computadores que proporciona cursos gratuitos e uso livre. Para ter acesso é preciso se cadastrar levando um documento tal como, RG ou Carteirinha Escolar. Os cursos ensinam a enviar e-mail, usar editores de textos, e fazer curriculun e mais...

Lembrando que a idade para ter acesso é a partir dos 7 anos para o uso livre e 10 anos para fazer os cursos. E não é só para crianças e adolescentes, pessoas da terceira idade também podem fazer esses cursos. Ana Maria supervisora do Telecentro declarou que houve abertura de vagas para terceira idade, mas que a procura foi pequena.

Mais informações ligue: 2272-0140 ou 2272-0148.

Por Gleice Elenn.


Quem somos?

Primeiramente sejam todos bem vindos ao nosso blog!
Nós somos alunos do 2° curso correspondentes da cidadania, esse curso tem o objetivo de formar repórteres para nossa comunidade que é o Heliópolis
As notícias serão informadas pelos alunos:
Kaique
Gleice
Emilly
Mayara
Lays
Suellen
Yeda
Esse blog foi criado para passar notícias da comunidade, pelo fato de não haver muita comunicação entre os moradores.
Então moradores e visitantes de heliópolis visitem nosso blog, deixem seus recados, opiniões e mandem notícias.